Motor MWM D229, Tudo o que você precisa saber


Um motor diesel versátil, o MWM D229 pode ser encontrado com três, quatro ou seis cilindros e é utilizado para a aplicação agrícola, veicular e industrial, entre outras.

O motor MWM D229 é um equipamento de alto desempenho, proporcionando um trabalho de qualidade e reduzindo os custos com operação e aplicação. É um equipamento forte e robusto, ideal para carros e caminhões, além de suas aplicações industriais e agrícolas.


Motor Diesel D229

A série de motores modelo D229 começou a ser produzida em 1977. Dois anos depois, a Ford lançou seu primeiro utilitário equipado com a versão quatro cilindros desse modelo de motor, a picape Ford F1000.

Os anos seguintes foram marcados pela parceria do fabricante dos motores da série D229 com as principais montadoras de veículos.

Somente em 1993, a Volkswagen e a Ford lançaram o chassi para ônibus urbanos. Em 1998, o fabricante comemorou um milhão de unidades de motores a diesel produzidos no Brasil.

Atualmente, é um motor com injeção direta, 4 tempos, equipado com sistema de aspiração natural. As versões D229-3 (três cilindros), D229-4 (quatro cilindros) e D229-6 (seis cilindros) são refrigeradas a água. Possuem, também, 12 Vcc e alternador para carga de bateria, motor de partida e sistema de governo mecânico.

O motor diesel D229 é um equipamento indicado para o trabalho pesado e de fluxo contínuo, ininterrupto e com cargas constantes.


O motor D229 e suas aplicações

Os equipamentos utilizados para escavação e construção (empilhadeiras, equipamentos para a irrigação, carregadores e retroescavadeiras, por exemplo) fazem parte das aplicações industriais em que o motor D229 pode ser utilizado, garantindo a máxima competência e excelência na execução, mesmo nos terrenos mais difíceis.

Para as aplicações agrícolas (tratores e outros equipamentos), os motores a diesel trabalham realizando um número de rotações mais baixo que nas aplicações veiculares. Isso ocorre devido ao fato da necessidade de trabalharem com a combinação de potência máxima e a variação contínua de carga de trabalho.

Nas aplicações veiculares, os motores a diesel equipam veículos comerciais leves, carros utilizados na cidade como na estrada, especialmente nos percursos mais longos.


Qual a vida útil de um motor diesel?

O que determina a vida útil de um motor diesel são fatores como a manutenção com fins preventivos, pelas quais todos os motores devem passar. Um motor que está sempre em dia com os níveis de óleo e as regulagens periódicas de seus componentes certamente terá maior durabilidade.

O quanto é exigido do motor em questão de carga e trabalho também influencia na sua vida útil. Portanto, os motores que trabalham constantemente com cargas pesadas e por períodos contínuos necessitam de cuidados especiais.

Nessas circunstâncias, o ideal é que o motor seja submetido à avaliação e, se necessário a manutenção, a cada 50 mil quilômetros.


Em caso de manutenção, como proceder?

O melhor que você pode fazer pelo seu motor diesel é realizar sua manutenção utilizando peças originais que mantenham as características do motor, preservando a qualidade no desempenho.

A Bodipasa, presente no Brasil há 40 anos, é uma empresa focada no fornecimento de soluções completas de peças para motores como o motor D229. A empresa está presente em todo o território nacional. Clique aqui e solicite o contato de um colaborador Bodipasa.


Principais dados técnicos do motor D229



13,636 visualizações

© 2020 Bodipasa | Todos os direitos reservados | TI

Segunda a Sexta: das 8h às 18h  | contato@bodipasa.com.br

Bodipasa Bombas Diesel Paulista Ltda

CNPJ: 01.097.783/0001-36

77085-logo-whatsapp-computer-icons-png-f