O que é ruim para um turbocompressor?
90% de todas as falhas do turbocompressor são devido às seguintes causas:
Penetração de corpos estranhos na turbina ou no compressor
Sujeira no óleo
Fornecimento de óleo inadequado (pressão de óleo / sistema de filtro)
Altas temperaturas dos gases de escape (sistema de ignição / sistema de injeção)
Essas falhas podem ser evitadas com manutenção regular. Ao fazer a manutenção do sistema de filtro de ar, por exemplo, deve-se tomar cuidado para que nenhum material residual entre no turbocompressor.
O que é bom para um turbocompressor?
O turbocompressor é projetado de forma que normalmente dure tanto quanto o motor. Não requer nenhuma manutenção especial; e a inspeção é limitada a algumas verificações periódicas. Para garantir que a vida útil do turboalimentador corresponda à do motor, as seguintes instruções de serviço do fabricante do motor devem ser estritamente observadas:
Intervalos de troca de óleo
Manutenção do sistema de filtro de óleo
Controle de pressão de óleo
Manutenção do sistema de filtro de ar
Diagnóstico de falha
Se o motor não funcionar adequadamente, não se deve presumir que o turboalimentador seja a causa da falha. Muitas vezes acontece que os turbocompressores em pleno funcionamento são substituídos, embora a falha não esteja nele, mas no motor. Somente depois que todos esses pontos forem verificados, deve-se verificar se há falhas no turbocompressor. Como os componentes do turbocompressor são fabricados em máquinas de alta precisão para tolerâncias estreitas e as rodas giram até 300.000 rpm, os turbocompressores devem ser inspecionados apenas por especialistas qualificados.
Na Bodipasa você encontra a maior variedade de produtos BorgWarner, clique aqui e entre em contato conosco.
Fonte: BorgWarner